03.07.2013

quarta-feira, 3 de julho de 2013

 

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

Tiago 1:5

Para Refletir

De Deus, a fonte da sabedoria, procede todo conhecimento valioso para o homem, tudo quanto a inteligência pode apreender e conservar. O fruto da árvore que representa o bem e o mal não deve ser ansiosamente apanhado pela recomendação de alguém que foi outrora um anjo de luz e glória. Ele disse que, se o homem comer desse fruto, saberá o bem e o mal; deixai-o de lado, porém. O verdadeiro conhecimento não provém de homens infiéis ou ímpios. A Palavra de Deus é luz e verdade. A verdadeira luz irradia de Jesus Cristo, que “alumia a todo homem que vem ao mundo”. João 1:9. Do Espírito Santo procede conhecimento divino. Ele sabe o que a humanidade necessita para promover paz, felicidade e sossego aqui no mundo, e para assegurar o descanso eterno no reino de Deus. […]

Jesus não seguiria costumes que requeressem que Se desviasse da vontade de Deus, nem Se colocaria sob a instrução dos que exaltavam as palavras dos homens acima da Palavra de Deus. Excluía da mente todos os sentimentos e formalidades que não tinham a Deus como seu fundamento. Não Se deixaria influenciar por essas coisas. Ensinava, portanto, que é melhor evitar o mal, do que procurar corrigi-lo depois de se haver firmado na mente. E Jesus, por Seu exemplo, não levaria outros a colocar-se onde seriam corrompidos. Tampouco Se poria desnecessariamente numa posição em que entrasse em conflito com os rabis, a qual em anos posteriores poderia redundar no enfraquecimento de Sua influência sobre o povo. Pelas mesmas razões, não podia ser induzido a observar as formas destituídas de sentido ou repetir os preceitos que mais tarde, em Seu ministério, condenou tão decididamente.

Embora Jesus fosse submisso a Seus pais, começou em mui tenra idade a agir por Si mesmo na formação de Seu caráter. Se bem que Sua mãe fosse Seu primeiro professor humano, Ele estava constantemente recebendo uma educação de Seu Pai no Céu. Em vez de estudar atentamente o conjunto de conhecimentos eruditos transmitidos de um século a outro pelos rabis, Jesus, sob a direção do Divino Mestre, estudava as palavras de Deus, puras e imaculadas, e também o grande livro da Natureza. As palavras “Assim diz o Senhor” sempre se achavam em Seus lábios, e “Está escrito” era Sua explicação para todo ato que diferia dos costumes da família. Ele introduzia uma atmosfera mais pura na vida doméstica. Conquanto não Se colocasse sob a instrução dos rabis tornando-Se um aluno em suas escolas, era muitas vezes posto em contato com eles, e as perguntas que fazia, como se fosse um discípulo, embaraçavam os sábios; pois suas práticas não se harmonizavam com as Escrituras, e não tinham a sabedoria que provém de Deus. Até mesmo para os que não se contentavam com a Sua intransigência com os costumes populares, Sua educação parecia ser de um tipo mais elevado do que a deles próprios.

A vida de Jesus tornava evidente que muito esperava, e muito empreendia, portanto. Desde a própria infância, Ele era a verdadeira luz a brilhar entre as trevas morais do mundo. Revelava-Se a Si mesmo como a verdade e o guia dos homens. Suas concepções da verdade e Seu poder para resistir à tentação eram proporcionais a Sua conformidade com essa Palavra que Ele mesmo inspirara santos homens a escrever. Comunhão com Deus, completa entrega da alma a Ele, ao cumprir Sua Palavra sem levar em conta a falsa educação ou os costumes e as tradições de Seu tempo, assinalavam a vida de Jesus.

(Fundamentos da Educação Cristã – Ellen G. White)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s