Resumo da Lição (09)

Texto-chave: Sofonias 3:12, 13, 17

O aluno deverá…

Saber: Que os juízos de Deus mostram Sua grandeza para com todas as pessoas. Muitas, de diferentes nações, virão e O reconhecerão.

Sentir: Alegria no fato de que Deus mostra Seu incomparável amor por Seu povo, ao salvá-lo, deleitar-Se nele, acalmar suas ansiedades e Se alegrar nele com cânticos.

Fazer: Confiar, obedecer e adorar a Deus, como parte do Seu povo remanescente, e servir ao próximo, em resposta à Sua imensa bondade.

Esboço


I. Saber: Conhecer a Deus conduz à adoração

A. A partir do livro de Sofonias, demonstre que Deus quer salvar todos.
B. Como o verdadeiro conhecimento de Deus leva à verdadeira adoração?

II. Sentir: Deus Se alegra e canta
A. O que você sente ao saber que Deus Se alegra e canta por causa de Seu povo?
B. Como os pais acalmam seus filhos quando eles estão ansiosos, experimentam o fracasso, ou estão com problemas? Como Deus supera as habilidades humanas para confortar? Qual é a diferença da resposta do Pai celestial ao lidar com Seus filhos?

III. Fazer: Viver a ética do remanescente
A. Como podemos mudar nosso comportamento, em lugar de apenas fazer ajustes?
B. O que significa dizer que o remanescente não cometerá injustiça?
C. Como sua igreja seria diferente se ninguém mentisse ou se comportasse de maneira enganosa?

Resumo: O Deus vivo é o Deus de todas as nações. Ele não somente ama a todos, mas deseja que todos sejam salvos. Ele Se deleita quando uma pessoa responde ao Seu amor, vai a Ele, torna-se uma nova pessoa, e O adora.

Ciclo do Aprendizado

Motivação

Focalizando a Palavra: Sofonias 2:11; 3:12, 13, 17

Conceito-chave para o crescimento espiritual: Sofonias apresentou um Deus maravilhoso que julgará o mundo inteiro. Ele não apenas anunciou a vinda do Dia do Senhor, mas declarou quem (e como) poderá suportar o dia do juízo. Em resultado, o remanescente fiel de todas as nações virá e adorará o único Deus verdadeiro.

Só para o professor: A lição desta semana enfatiza a imagem de Deus como Juiz que convida as pessoas a se arrependerem. Esse Deus preserva e salva os remanescentes das nações e de Judá, abraçando-os com Seu amor incomparável e alegre.

Discussão de abertura

Geralmente, a reação ao juízo de Deus é o medo. Um pregador, que perguntou a pessoas de todos os continentes do mundo sobre o que elas achavam do juízo de Deus, disse o seguinte: “Independentemente de etnia, idade, sistema político e formação educacional, a resposta foi unânime: ‘Medo!’” Qual é a sua primeira reação, sentimento e pensamento, quando ouve que Deus irá julgá-lo?
Lembre-se sempre de que não somos salvos por causa dos nossos sentimentos, mas por causa da Palavra de Deus. O Senhor disse que, se confessarmos os nossos pecados, Ele nos purificará de toda injustiça (1Jo 1:9). Por isso, podemos confiar nessa promessa. Podemos crer que Deus salva os pecadores arrependidos (Sf 2:3; 3:12, 13, 17). O significado do nome do profeta Sofonias (O Senhor esconde ou abriga) é uma poderosa mensagem. O Senhor esconde os que se escondem nEle no Dia do Senhor. Ele protege, abriga e salva. Todos que confiam no nome do Senhor serão escondidos e redimidos. Portanto, não precisamos temer o juízo de Deus.

Perguntas para discussão:

1. Qual é a sua única esperança no juízo divino?

2. Como as pessoas podem ser salvas? O que a cruz e a vitória de Jesus no Calvário têm a ver com isso?

Compreensão

Só para o professor: O profeta Sofonias era da linhagem real do rei Ezequias. Ele viveu no sétimo século antes de Cristo, no tempo da decadência moral e espiritual e declínio político do povo de Deus. Ele provavelmente tenha despertado a última reforma entre o povo de Deus em Judá e exercido influência positiva sobre o rei Josias (641-609 a.C.), que realizou reavivamento e reforma espirituais. Durante seu reinado, o livro da lei foi encontrado e o monarca quis fazer tudo de acordo com a Palavra de Deus (2Rs 23:1-25; 2Cr 34:29-32; 34:1-33).

Comentário Bíblico

A expressão “O Dia do Senhor” ocorre sete vezes no livro de Sofonias (Sf 1:7, 8, 14 [duas vezes], 18; 2:2, 3). Será um dia terrível, um dia da ira de Deus, e esse dia de juízo está próximo.

Sofonias mencionou a palavra remanescente três vezes (Sf 2:7, 9; 3:13). O remanescente será formado pelas pessoas resgatadas e salvas no fim.

Quando as pessoas estão em situação muito difícil, da qual não há escapatória, a única solução é a oração, súplica pela graça e misericórdia de Deus, em atitude de arrependimento. Em Seu amor, Deus responde ao coração contrito e às ações humildes.
A mais bonita e encorajadora imagem de Deus no livro de Sofonias é apresentada no capítulo 3:17, que resume bem as atividades únicas de Deus por Seu povo fiel.

I. O Senhor é um guerreiro poderoso
(Recapitule com a classe Êx 15:3.)

Deus é por nós. Ele é um poderoso guerreiro que luta por nós e derrota nossos inimigos. O pecado, o mal, Satanás e seus aliados não podem prevalecer sobre o povo de Deus. O Senhor traz vitória e salvação.

Em seu cântico de vitória em Êxodo 15, Moisés expressou a ideia de que Deus é um guerreiro (Êx 15:3). Ele derrotou o exército do antigo Egito e derrubou o orgulho e arrogância humanos. A grandeza de Sua majestade destruiu todos os Seus adversários. Ele é o Vencedor, não por causa de Sua força, mas por Sua força moral e o poder do Seu amor.

Pense nisto: Jesus é por você. Ele luta por sua salvação porque não quer perdê-lo, enquanto Satanás deseja destruí-lo. Quais são as armas divinas contra Satanás? Qual é a base do status divino de Vencedor sobre Satanás?

II. O Senhor Se deleita em você
(Recapitule com a classe Lc 15:7.)

A imagem divina de Sofonias é muito pessoal. É como se o Senhor estivesse nos dizendo: “Pode ser que algumas pessoas desprezem você e não o levem a sério. Eu Sou diferente. Você tem enorme valor para Mim. Eu o amo tanto que até morri por você! Eu o amo mais do que você ama a si mesmo. Eu, seu Deus, regozijo-Me em você!”

Jesus declarou a razão pela qual Deus Se alegra: “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no Céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15:7).

Pense nisto: Deus Se deleita em Seus fiéis seguidores. O que a descrição feita por Sofonias nos revela sobre quem Ele é? Que razão Jesus deu para a alegria de Deus sobre nós?

III. O Senhor o renovará com Seu amor
(Recapitule com a classe Sf 3:17.)

Deus nos fala em Sua linguagem de amor, assim como um pai, com toques amorosos, beijos e palavras gentis, acalma um filho que está aflito, chorando, com medo e decepcionado, até que ele fique tranquilo e durma em seus braços, confiando e descansando nesse amor. Da mesma forma, Deus dá a Seus filhos a certeza de que eles estão seguros e protegidos em Seu amor e, assim, Ele nos acalma.

Essa expressão bíblica (“renovar-te-á no Seu amor” [verso 17]) também pode ser traduzida de maneira diferente, que traz outra importante nuance do amor de Deus. A New American Standard Bible [Nova Bíblia Americana Padrão] traduz a expressão da seguinte maneira: “Ele Se acalmará em seu amor”. Essa ambiguidade textual provavelmente seja intencional para lembrar vários sentimentos positivos. O texto diz que o Senhor “o acalmará com Seu amor” (NKJV; NVI). Assim, depois de assegurar que nos ama com amor eterno, Ele Se acalma, de modo que descansemos em Seus braços de amor e desfrutemos o calor de Sua presença.

Pense nisto: Que palavras ou ações de Deus fazem você se sentir seguro em Seus braços de amor? Como Deus nos acalma com Seu amor? O que significa o fato de que Deus Se acalma depois de nos assegurar Seu amor?

IV. O Senhor Se alegra em você com júbilo
(Recapitule com a classe Ap 15:3.)

Uma função desse júbilo é expressar amor. Deus manifesta Seu amor e alegria em nós. Ele canta um cântico especial sobre cada um de nós!

Outra função do cântico de júbilo é expressar vitória. Veja, por exemplo, o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro (Gn 49; Êx 15; Ap 15:3).

Pense nisto: Por que recebemos a graça de Deus? Podemos recebê-la por mérito pessoal?

Pergunta para discussão: Existe algum lugar em que talvez possamos nos esconder de Deus? Sofonias não diz que podemos nos “esconder” de Deus ou do Dia do Senhor, a fim de evitá-lo. Ele enfatiza que poderemos ser “escondidos” naquele dia, o que significa só poderemos ser abrigados “no Senhor”, a fim de ser protegidos e salvos.

Discussão: Você não precisa ficar aterrorizado com o juízo de Deus. Ao contrário, você pode ter plena confiança, ousadia e alegria da salvação diante do juízo divino. Isso é possível porque o significado primário do juízo divino é justificar, salvar e libertar as pessoas que têm fé nEle. Comente com a classe textos bíblicos como Gênesis 15:6, Salmo 76:8, 9, Isaías 35:4, Daniel 7:22, João 5:24, 1 João 2:28 e 4:17. Enfatize a esperança e o Deus que ama as pessoas, quer salvá-las e expressar Sua misericórdia duradoura, e que não Se alegra com a punição, condenação ou destruição (Ez 18:23, 32). Destaque a singularidade da calorosa imagem descrita por Sofonias 3:17. Analise cada expressão com muito cuidado e em linguagem criativa, de modo que aqueles que o ouvem vejam, entendam e sejam tocados pela beleza e amor do nosso Deus.

Aplicação

Só para o professor: Deus Se deleita e Se alegra em Seu povo. O que você pode fazer para que os membros de sua classe sejam mais animados e felizes em suas interações e relacionamentos com outras pessoas da igreja?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s