A Encíclica Que Uni Mais Ainda o Papa Francisco e o EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta quinta-feira que admira “profundamente” a decisão do papa Francisco de publicar uma encíclica na qual pede “com clareza, força e toda a autoridade moral de sua posição” uma ação contra a mudança climática.

“Temos uma profunda responsabilidade de proteger nossos filhos, e os filhos de nossos filhos, dos efeitos danosos da mudança climática”, ressaltou Obama em comunicado no qual ressaltou que os Estados Unidos devem “ser um líder nesse esforço”.

Obama citou seu compromisso com ações “audazes” em seu país e no exterior para reduzir as emissões de gases poluentes, aumentar o uso de energias limpas e fomentar uma “administração responsável” dos recursos naturais.

“Também devemos proteger os pobres, que menos fizeram para contribuir para esta crise que se avizinha”, frisou.

O presidente americano acrescentou que espera falar sobre mudança climática com o papa quando o pontífice visitar a Casa Branca, em setembro.

“E enquanto nos preparamos para as negociações globais sobre o clima em Paris em dezembro, é minha esperança que todos os líderes do mundo – e todos os filhos de Deus – refletirão sobre a ligação do papa Francisco a se unirem para cuidar de nosso lar comum”, concluiu.

Em outro comunicado, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que a “poderosa” encíclica do papa e seu apelo para que “todas as religiões trabalhem juntas” frente à mudança climática “reflete a urgência do desafio”.

El Papa Francisco recibió este jueves  en el Vaticano al presidente de Estados Unidos, Brack Obama y al secretario de Estado, John Kerry.

Barack Obama, Papa Francisco e John Kerry

Nesta semana, o governo americano anunciou que coordenará um investimento do setor privado de US$ 4 bilhões para reduzir as emissões de dióxido de carbono e potencializar o uso de energias renováveis, como parte de sua estratégia de luta contra a mudança climática.

Fonte: Terra

Nota: Cada vez mais próximos! No primeiro encontro entre Obama e Francisco em 27/05/2015, o presidente americano disse: “a voz do Papa Francisco é uma voz que o mundo deve ouvir”. E agora de forma mais persuasiva continua a enaltecer as ações do pontífice.

O discurso “ideológico” (abordados pela encíclica “verde” ou “casa comum”) sobre as mudanças climáticas pela ação do homem vai além do meio ambiente, trazem a tona a desigualdade social, questiona os métodos de produção, consumo, família, etc. Isto tudo vai de encontro com um conceito de desaceleração, diminuir o ritmo das “coisas”. E se a temática é esta, porque não se beneficiar da observância de um dia especifico da semana, onde as empresas cessem sua produção, o comércio, entidades financeiras, escolas, etc. também sigam a mesma regra de repouso. Parece improvável? Mas não é! Já havia sido sugerido por Al Gore.

Em 2011 conheci o pastor Aldrovando Araujo e ele comentou que estava nos EUA quando o Al Gore (Premio Nobel da Paz de 2007) lançou o documentário “An Inconvenient Truth” (Uma Verdade Inconveniente), que abordar as mudanças climáticas por consequência da ação do homem. E na coletiva os repórteres perguntaram qual seria a solução para reverter o quadro, e ele disse que a forma mais sensata seria a interrupção de todas as atividades produtivas pelo menos um dia da semana… Ai nós já sabemos o resultado.

Haverá mais um encontro entre Obama e Francisco em setembro nos EUA, antes da Conferencia do Clima (COP 21) que será realizada em Paris em dezembro. Muita coisa ira acontecer!

É só alinhar os discursos, e potencializa-lo com o aceite de pessoas publicas de renome (políticos, religiosos, artistas, escritores, cientistas, empresários, etc). Assim veremos o cenário perfeito para as ações que culminarão no decreto. Esta bem próximo… Que Deus nos abençoe e oriente. [SM]

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em E Conhecereis A Verdade..., Ecumenismo, Enganos do Inimigo, Fenômenos Naturais, Notícias, Série: O Conflito, Sinais do Fim, Verdades Para o Tempo do Fim. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s