Papa Intermedeia Acordo Histórico EUA-Cuba

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram nesta quarta-feira (17) o restabelecimento das relações dos Estados Unidos com Cuba. Obama confirmou que Cuba libertou nesta quarta o prisioneiro americano Alan Gross e, em troca, três agentes de inteligência cubanos que estavam presos nos Estados Unidos voltaram à ilha. O presidente norte-americano anunciou algumas medidas que deverão restabelecer a relação entre os EUA e a ilha. Ele disse que espera um debate sério do Congresso norte-americano para que levante o embargo a Cuba. Obama disse que a normalização das relações com Cuba encerram uma “abordagem antiquada” da política externa americana. Ao justificar a decisão, o presidente disse que a política “rígida” dos EUA em relação a Cuba nas últimas décadas teve pequeno impacto. […]

Segundo Obama, o papa Francisco [sempre ele…] teve papel importante na negociação, pressionando pela libertação do americano Alan Gross. Raúl Castro também mencionou a participação do Vaticano nas negociações, e agradeceu o apoio do papa Francisco para “ajudar a melhorar as relações entre Cuba e os EUA”. Ele também agradeceu ao Canadá pelo apoio logístico.

(G1 Notícias)

Nota: A influência e o poder político do papa Francisco crescem numa velocidade espantosa. Se ele conseguiu motivar o reatamento de uma relação que não existia fazia mais de 50 anos, de que mais não será capaz? Quem deixará de ouvi-lo, quando tratar de outros temas relevantes para o mundo? Pelo menos Cuba (comunista) e os Estados Unidos (capitalistas) terão uma eterna dívida com ele. E creio que ela será cobrada com juros, num futuro próximo.

Fonte: Criacionismo

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em História Contemporânea, Sinais do Fim. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s