Guia-me, Pois Sou Cego!

“Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito;” Exodo 13:17

Sou grato a Deus por nem sempre me responder às orações da maneira que peço. Alguém poderia dizer: ‘Mas como assim?’

Minha visão é limitada ao que está ao alcance do meu entendimento, da minha experiência, da expectativa natural e humana de como o mundo funciona, por isso, então, para caminhar alinhado à vontade de Deus, não posso depender desta visão, mas preciso do sobrenatural que altera todas as circunstâncias.

Para entender a vontade de Deus nossa mente é cega mesmo. Deus nos ama tanto amados, que não podemos desconfiar da Sua liderança, soberania, propósito em nossas vidas, ainda que não entendamos muita coisa por um bom tempo. O que geralmente acontece é que permitimos ser dominados pela ansiedade de resolver as coisas da nossa própria maneira, não queremos esperar em Deus. Para algumas pessoas a palavra ‘esperar’ parece sinônimo de maldição, como se devêssemos fugir disto a todo o custo. E não é!

Deus conhecia o coração daquele povo, assim como conhece o seu coração. Deus precisava provar os seus corações para conhecer sua fidelidade, mas também queria protegê-los de serem tão tentados a ponto de voltar para o Egito. Conosco o mesmo acontece. Pode ser que o caminho pelo qual o Senhor tem te dirigido pareça ser longo e demorado, e se você ‘cortasse alguns atalhos’ tudo iria deslanchar. Não faça isto, por amor ao que Deus tem para tua vida! Deus te conhece e sabe dos teus limites.

“Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito.” Êxodo 13:18

Deus sabia que a ameaça da guerra contra outro povo iria amedrontar o povo que provavelmente voltaria para trás. Você consegue enxergar o cuidado e amor de Deus por sua vida na longa espera, aos seus olhos? Como seres humanos temos a tendência de ficarmos inseguros da nossa posição quando somos afrontados, desafiados, ameaçados.

Mesmo que você não entenda o caminho pelo qual o Senhor tem te levado, confie nEle. “Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; e vós haveis de levar daqui convosco os meus ossos.“ Êxodo 13:18.

José, muitos anos antes já sabia do que Deus faria por seu povo ali no Egito. Deus já havia preparado todas as coisas muito antes delas acontecerem. E embora parecesse difícil no momento, foi o melhor que poderia ter ocorrido.

Ainda hoje Deus tem uma Canaã para cada um de nós, e a cada um de nós será dada a oportunidade de deixar o ‘Egito’, ‘atravessar o deserto’, conquistar a terra prometida. “Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas.” Hebreus 2:1.

Fortaleça-se no Senhor, deixe Sua Palavra te sustentar, te encorajar, te corrigir e limpar teu coração. Assim como foi com o povo saído do Egito, enquanto eles seguiram ao Senhor tudo foi conforme Ele havia dito. O Senhor cumprirá Sua promessa desde que você permaneça no caminho que Ele preparou.

André de Oliveira

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em O Poder de Deus, Reflexões. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Guia-me, Pois Sou Cego!

  1. marcels disse:

    Muito obrigado por ter essas coisas tão linda que fala de um amigo Jesus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s