O Que É Ter Saúde No Mundo Contemporâneo?

Luciana Ayer – Especialista em Nutrição Clínica, Docente UNIPAZ-RJ

A nutricionista Luciana Ayer legitimou a frase “Você é o que você come”. Com explicações detalhadas sobre como as incontáveis substâncias estranhas ao nosso organismo, existentes em produtos industrializados, fazem estragos incalculáveis na nossa saúde.

“Estou preocupada com a quantidade de lixo que as crianças ingerem cada vez mais cedo. Isto está causando inúmeras doenças em jovens”, dispara Luciana, que utiliza a palavra “lixo” para se referir a alimentos maléficos à saúde.

A bolacha recheada foi apontada com uma grande vilã da alimentação, principalmente das crianças – além de conter gordura hidrogenada, ela é cheia de corantes e conservantes que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Nesta palestra você aprendera muitos conceitos sobre a ciência da alimentação de uma forma bem simples.  O que é xenobioticos? Nutraceuticos? Bioquímica celular? Pró-bióticos? Etc. Tudo isto explicado de forma bem didática.

E veremos também que segundo os geneticistas da atualidade, a genética responde apenas a 30% da determinação das doenças hereditárias, os outros 70% são decorrentes de fatores ambientais. Como a nutrição alimentar, nutrição respiratória, sono, atividades físicas e as questões psicoemocionais e espirituais.

Nota: É importante ressaltar que a nutricionista e professora Luciana Ayer expõe sua argumentação somente com bases cientificas. Por este motivo achei interessante compartilhar está palestra aqui no blog, por não se tratar de uma pessoa da igreja (IASD). Justamente para enfatizar que “alguém de fora”, um profissional da área da saúde comprometido com a verdade (sem interesses, ou vínculos comerciais) segue quase paralelamente os mesmos conceitos, os famosos “Conselhos Sobre Saúde” orientados pela Igreja Adventista do Sétimo a mais de 100 anos.

Outro ponto alto da palestra que é  muito importante é quando ela fala sobre o nitrito.

Nitrito – É um corante altamente cancerígeno. Está substancia é utiliza em laboratório para induzir cobaias (ratos) a desenvolverem o câncer, para posteriormente serem submetidas a testes com medicamentos (em fase experimental) para o tratamento da doença. Ou seja, os ratos são alimentados com nitrito. E agora a questão fundamental, todos os frios que variam a coloração “rosa” (salsicha, mortadela, presunto, peito de peru e de frango, salame, etc). São preparados com nitrito para obter esta coloração.

A liberdade de pensar e de escolher nossos alimentos é uma das poucas coisas que ainda não nos foram tiradas. Mas, apesar de sermos livres para decidir o que ingerir, escolhemos comer, cada vez mais, ‘coisas’ sintéticas. E por sua vez, a medicina cada dia mais desumana e aliada a interesses comerciais, encontra-se bem distante de nossas reais necessidades. Informações contraditórias e manipuladas, só contribuem para perdermos o rumo da simplicidade, e daquilo que é benéfico a nossa saúde. Que este seja um ponto de partida para a nossa tomada de decisão! [SM]

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Alimentação, Ciência e Religião, Dicas de Saúde, Documentário, Entrevista, Nosso Corpo, Saúde, Vídeo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s