Ignorância Bíblica Chegou A Um Ponto Crítico, Afirma Teólogo

A autossuficiência, distração com as redes sociais e o distanciamento da igreja seriam algumas das causas.

O professor de Novo Testamento, Kenneth Berding, afirmou que a nova geração de alunos do curso de teologia na Biola’s Talbot School of Theology sabe menos sobre a Bíblia do que seus alunos de 15 anos atrás.

“Minha própria experiência com calouros da faculdade de teologia nos últimos 15 anos, me faz pensar que, apesar dos estudantes de 15 anos atrás saberem muito pouco sobre a Bíblia, os estudantes de hoje sabem ainda menos”, disse ele ao The Christian Post.

Berding escreveu um artigo falando sobre o que ele chama de “ignorância bíblica” para a Universidade de Biola descrevendo o problema e comparando com uma estiagem. “Os cristãos costumavam ser conhecidos como ‘o povo de um livro só’. Nós o memorizávamos, meditávamos sobre ele, conversávamos sobre ele e ensinávamos aos outros”, disse ele afirmando que hoje os cristãos não buscam mais ensinamentos na Bíblia.

Nesses tempos, muitos de nós sequer sabemos fatos básicos sobre a Bíblia”, disse ele.

O professor não está sozinho nessa afirmação. Uma pesquisa do Grupo Barna em parceria com a American Bible Society mostrou que muitos americanos, 81% dos entrevistados, dizem saber pouco ou moderadamente sobre a Bíblia. Apesar dessa afirmação, apenas 43% deles conseguiram falar os nomes dos primeiros cinco livros da Bíblia.

A pesquisa é de 2014 e faz parte do relatório “The State of the Bible” e mostra dados semelhantes ao da pesquisa de 2013 quando apenas metade dos entrevistados sabiam que João Batista não era um dos 12 apóstolos de Jesus.

Para Berding Adams há um motivo para essa falta de conhecimento bíblico: os americanos desacreditaram do Livro Sagrado. “Muitos americanos não creem na autoridade da Bíblia, isto é, eles não consideram que a Bíblia tem um chamado para as suas vidas”, lamentou.

Berding defende que a Bíblia é essencial para a vida cristã, pois na mensagem do Evangelho é que a salvação é revelada. O professor disse também que não se interessar pela Palavra é pecar contra Deus. “Negligenciar a ler o mais precioso de todos os livros, a revelação de Deus para nós na Bíblia, é pecado”, disse ele citando Tiago 4:17.

Outro ponto que é apresentado pelo professor pode explicar a falta de envolvimento bíblico é a autossuficiência dos americanos e as distrações como a internet.

Fonte: Gospel Prime

Nota: “Permanecerão desatendidas as advertências divinas? Continuarão desaproveitadas as oportunidades para o serviço? Serão os professos seguidores de Cristo impedidos de servi-Lo pelo escárnio do mundo, o orgulho da razão, a conformação aos costumes e tradições humanos? Rejeitarão a Palavra de Deus, como os guias judeus rejeitaram a Cristo? A conseqüência do pecado de Israel está perante nós. Aceitará a igreja moderna a advertência?” [Parábolas de Jesus, p. 306]

“Se alguns ramos foram cortados, e você, oliveira selvagem, foi enxertada no lugar deles e agora recebe a seiva das raízes, não se envaideça nem despreze os ramos. Se você se orgulha, saiba que não é você que sustenta a raiz, mas é a raiz quem sustenta você. […] Eles foram cortados por causa da falta de fé deles, enquanto você permanece firme pela fé. Não fique cheia de soberba, mas de temor.” (Romanos 11:17,18,20)

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Declínio das Religiões, Falta de Fé, História Contemporânea. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s