Depois de 500 Anos, Instrumento Projetado por Leonardo da Vinci é Construído e Tocado

Acumulando os mais diversos talentos, Leonardo da Vinci era um polímata: pintor, escultor, arquiteto, músico, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, geólogo, cartógrafo, botânico e escritor.

Por isso mesmo, não é de surpreender que o gênio renascentista, além de ter pintado possivelmente a obra de arte mais conhecida do mundo, ainda teve tempo para esboçar um plano rápido de um novo instrumento. O “viola organista” é um híbrido de piano-violino que ele nunca construiu.

A aparência é a de um piano. Também se toca da mesma forma. Porém, ao invés das teclas estarem conectadas a martelos que batem nas cordas e produzem as notas, manivelas embrulhadas em pelo de cauda de cavalo, como arcos de violino, é que esfregam as cordas. O som resultante é familiar, mas estranho, algo semelhante a um órgão de igreja, um pouco mais alegre.

O pianista polonês Slawomir Zubrzycki construiu o instrumento baseado nos planos originais de Da Vinci e revelou a peça recentemente para uma platéia ao vivo na Academia de Música da Polônia. A apresentação pode ser conferida no vídeo. Parece que Zurzycki também faz parte do time dos multitalentosos. Talvez da próxima vez ele possa dar uma olhada nos projetos de alguma das máquinas voadoras de da Vinci. [Popsci]



Fonte: HypeScience (Via: Música Sacra & Adoração)

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Música, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s