O Que Fazer Quando Todos Os Amigos Do Vegetariano Somem?

Há uma grande verdade na conhecida frase de John Donne, que diz: “Nenhum homem é uma ilha”. Não é de hoje que o homem vive em sociedade, tem um círculo de amigos com os quais frequentemente se encontra, sai para passear, almoçar juntos, enfim, há uma infinidade de atividades sociais que bons amigos realizam juntos.

Agora vamos entender um pouco da realidade de um vegetariano. Uma pessoa ou é vegetariana de nascença, porque seus pais o eram e o educou neste regime alimentar, ou a pessoa torna-se vegetariana com o passar do tempo, podendo ocorrer esta mudança em qualquer faixa de idade, sem regra alguma.

Considere, a título de exemplo, o seguinte caso: dois casais, amigos entre si (para fins de ilustração, vamos chamá-los de “casal A” e “casal B”), costumam encontrar-se para comer juntos pelo menos uma ou duas vezes por mês, e estes encontros costumam ocorrer na casa de um dos casais. Em dado momento, o casal A decide tornar-se vegetariano estrito, o que normalmente envolve mudanças em casa, nas refeições fora de casa, bem como nos restaurantes que costumava-se ir, e sem perceber, o casal B deixa de convidá-los à sua casa. Passado algum tempo, o casal A percebe este distanciamento do casal B e antes de retomar o contato, começa a se questionar-se: “O que será que aconteceu? Nunca mais conseguimos marcar nenhum encontro com o casal B!”

Temos que lembrar que uma pessoa pode tornar-se vegetariana pelos mais diversos motivos: religião, defesa aos animais, saúde, e outros. Há os que são um pouco radicais na relação social, e após a mudança passam a fazer algumas declarações do tipo: “Hum… comendo carne… não vai para o céu!”, ou… “Quer morrer mais cedo? Continue a comer isso…”. Independente do comentário ou do quanto pode haver de verdade ou não em determinadas frases e expressões, muitas vezes tornam-se verdadeiras espadas afiadas, e que somente fazem ferir aos que estão ao nosso redor, e creia, você ficará marcado como “o que tornou-se vegetariano e agora ataca todo mundo que não é”, e não importa o motivo pela qual você optou pela mudança, isto dará uma conotação negativa à sua mudança.

Vamos entender e esclarecer algo de uma maneira simples: quando alguém resolve fazer uma mudança, geralmente é para algo melhor, e uma mudança nos hábitos alimentares, passando para um regime vegetariano tem inúmeros benefícios já conhecidos de muitos, e estes benefícios devem ser pregados e testemunhados pelos que adotam este regime, quer seja em palestras, eventos, bate papos informais, enfim, mas não devem ser usados como uma arma apontada para a cabeça de cada um que passa à nossa frente.

Voltando para a ilustração do casal A e casal B, o que pode ter ocorrido (e costuma ocorrer)? O casal B tomando conhecimento de que o casal A tornou-se vegetariano, ficou totalmente perdido sem saber o que preparar para um almoço, ou mesmo para onde poderiam sair e comer algo. Às vezes há a impressão de que uma alimentação vegetariana é algo extremamente complexo de ser elaborado, e de que seria difícil servir um almoço que possa atender a um vegetariano.

Aí vão algumas dicas:

  • Procure reaproximar-se dos amigos que aparentemente se afastaram de um tempo para cá, retome o contato, convide-os para fazer algo, e com certeza eles se sentirão à vontade novamente, e verão que você não virou um E.T.(extra terrestre).
  • Normalmente nesta reaproximação, seus amigos perguntarão o por quê da sua mudança. Esteja pronto para responder-lhes com amor, explicando-lhes o que despertou para esta mudança, os resultados obtidos até então, e como tem sido o processo. Conte com otimismo e ânimo, pois se a mudança é para melhor, estes devem ser os sentimentos, de felicidade e alegria, e não de que está sendo um fardo, algo quase impossível de se levar adiante.
  • Em encontros para almoços, por exemplo, sempre vem a dúvida aos nossos amigos: “O que vou preparar de refeição para um amigo vegetariano?” Colabore com a ocasião, se a pessoa lhe pedir sugestão, peça que faça algo simples, sem preocupar-se muito, o mais conhecido do povo brasileiro: arroz, feijão (sem temperar com nenhum produto animal), uma salada, e talvez um legume cozido; e você, vegetariano, fique com a responsabilidade de levar o prato principal, o que pode ser um assado, uma carne vegetal bem preparada, enfim, surpreenda seus amigos mostrando que não é necessário muito para receber um vegetariano em casa, o simples pode agradar muito.
  • Vai sair com os amigos? Sugira lugares onde possa ter opções que agrade a ambos, ou mesmo se os seus amigos toparem uma comida vegetariana. Em muitos lugares há restaurantes vegetarianos, ou mesmos restaurantes convencionais com opções para vegetarianos (tem surgido muitos em shoppings), aproveite estas oportunidades.
  • Foi convidado para uma festa e acha que será uma situação difícil? Não rejeite o convite. Prefira comer antes de sair de casa, assim seu estômago não ficará incomodando-o e talvez o levando à tentação, e você poderá ficar mais à vontade quando chegar lá, e não ficará como o amigo antissocial que não foi à festa.
  • Evite ficar falando sempre do mesmo assunto (vegetarianismo) com as pessoas, a não ser que elas venham perguntar-lhe a respeito. O tema pode tornar-se um pouco “saturado” para as pessoas, e elas podem afastar-se de você.

Estas são algumas dicas simples, mas que podem ajudar no dia a dia, de modo que a sua mudança não implique negativamente em sua vida social, mas que seja para o melhor em todos os aspectos.

Fonte: Tudo Para Vegetarianos

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Alimentação, Comportamento, Dicas de Saúde, Saúde, Um Bom Conselho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s