As Influências Das Propagandas Na Escolha Do Alimento

Propagandas de alimentos anunciadas pela televisão podem influenciar hábitos alimentares? A resposta é SIM, veja:

Se analisarmos bem, notaremos que em todo o mundo, o padrão alimentar, sobretudo de crianças e adolescentes, tem sofrido cada vez mais profundas modificações ao longo dos anos. Entre os fatores associados a isso, está à expansão dos meios de comunicação, em especial a televisão, que no Brasil, é considerado o meio de comunicação que obtém maior investimento publicitário. Todavia, é importante ressaltar que as diferentes mídias têm papel importante na transmissão social e na socialização, sendo suportes de visões de mundo e de modelos, portanto, poderosos agentes modeladores de opiniões e comportamentos.

Dentre todas estas técnicas, as propagandas de alimentos na televisão são as que têm recebido maior atenção dos pesquisadores na atualidade. Várias pesquisas no exterior e no Brasil comprovam a relação entre os comerciais de produtos alimentícios, cuja exposição é feita nos horários de maior audiência da televisão, e o comportamento alimentar dos consumidores, principalmente das crianças. Tais pesquisas tem demonstrado que o hábito de assistir à televisão está diretamente relacionado com os pedidos, as compras e o consumo de produtos alimentícios anunciados por ela. Isso revela que a preferência por alimentos densamente calóricos, hábitos alimentares inadequados e o contato com a telinha (TV) explicam a elevada prevalência de sobrepeso, obesidade e outras inúmeras doenças desencadeadas por hábitos alimentares não saudáveis.

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada nos EUA, indicou a prevalência de comerciais de alimentos no período da manhã, voltados principalmente ao público infantil, sendo a maioria destes produtos, ricos em açúcares e gorduras. A pesquisa também revelou que somente uma ou duas exposições de 10 a 30 segundos de comercial para crianças de 2 a 6 anos é capaz de influenciar a preferência por produtos específicos. Infelizmente a mídia é uma fonte de informação sobre alimentação e nutrição para muitas pessoas e, além disto, possui a capacidade de persuadir. Isso também explica a razão dos produtos alimentícios estarem presentes em cerca de 20% do que é anunciado nas mídias em geral.

Em virtude disso, as propagandas de alimentos têm sido consideradas um dos grandes fatores capazes de influenciar hábitos e preferências do consumidor. Entretanto, o mais agravante de tudo isso, é que os tipos de alimentos promovidos são inadequados em termos de nutrição e saúde, por apresentarem grande quantidade de açúcares, gorduras, sal, sem mencionar os corantes, aromatizantes e aditivos químicos presentes em sua composição. Deus em sua palavra nos convida a refletir através de sua pergunta: “Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão?”. Isaías 55:2.

Conclui-se, portanto, que além de também ser responsável pelos problemas de má alimentação da sociedade, a exposição à propaganda de alimentos pode sim despertar o desejo pelo produto anunciado e a intenção de compra. No entanto, o ato de se expor à mesma, adquirir e consumir o produto dependerá exclusivamente de você. Não atente para o que as mídias dizem, mas ouça com atenção e pratique o que Deus diz a você nesse momento: “Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta terra”. Isaías 1:19.

Fonte: Tudo Para Vegetarianos

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Alimentação, Saúde, Um Bom Conselho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s