Depoimento de uma Vegetariana Estrita: Como manter os Relacionamentos sem Abrir Exceções na Dieta

Muitos podem pensar : “Como mudarei de dieta sem perder meus amigos e meus encontros sociais?”,  “O que eles falarão?”, “E os encontros familiares?”. Porém, tudo isso são mitos que não nos deixam crescer na direção certa e acabamos não influenciando no que poderíamos.

Todas as pessoas mudam em alguma área da vida, seja um simples corte de cabelo ou uma cor de cabelo nova, um estilo de roupa diferente, uma filosofia de vida ou um sotaque que difere dos demais ao seu redor, enfim são inúmeras as possibilidades de sermos diferentes das pessoas que convivemos. Porém, nem por isso as pessoas que convivemos deixam de ser nossas amigas ou param de nos respeitar quando mudamos em algo, a não ser que elas nunca foram amigas. Por que então, não poderíamos escolher um regime alimentar que viesse, a princípio, diferir das pessoas que nos relacionamos?

Tenho 26 anos e mudei meu regime alimentar há 6 anos. Antes disso, posso dizer que comia de “tudo”, carnes em geral, leite de vaca, ovo, guloseima, refrigerante, bolo, alimentos refinados e industrializados. No entanto, hoje minha dieta se baseia naquilo que nosso Criador originalmente planejou – cereais, leguminosas, frutas, oleaginosas e verduras/hortaliças. Veja:

“Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente (os cereais e as leguminosas) e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto (frutas comuns e as oleaginosas) que dê semente; isso vos será para mantimento” Gênesis 1:29.

Depois do pecado Deus incluiu na dieta a “erva do campo (as verduras/hortaliças).” Gênesis 3:18

Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 81.

Posso dizer que esta mudança não afastou meus amigos e familiares de mim. A única coisa que aconteceu foi que eu expliquei minha nova decisão. Com isso vieram muitas perguntas da parte deles como : “O que você come” ou “O que posso fazer de almoço para você comer na minha casa?”, Por que você deixou de comer carne?” – todas as perguntas eu respondia e alguns por fim diziam que eu realmente estava certa e que viveria com muito mais saúde.

Outros que convidamos para vir a nossa casa têm a oportunidade de sentar a mesa conosco e comer o que comemos. Nenhum deles até hoje reclamou, pelo contrário, eles acham muito legal nossa decisão e começam a fazer perguntas de como podem mudar também.

Outros ainda que nos ouvem falar sobre a dieta vegetariana, pedem para irmos na casa deles para lhe explicarmos melhor sobre nossa dieta, pois Deus toca em seus corações com o desejo de ter uma dieta melhor para o seu corpo e consequentemente para a sua saúde.

Às vezes quando vamos a casa de alguém e tem na mesa algo que não comemos, escolhemos somente  o que condiz com nosso regime alimentar e se nos perguntam porque não estamos comendo tal coisa, explicamos. Porém, nunca abrimos exceção nenhuma para comer aquilo que já havíamos decidido não comer. Seja na casa de alguém ou algum evento ou festa familiar ou um encontro social – ande e influencie para o bem, para aquilo que realmente edifica.

Finalizo dizendo para você: Não deixe ser influenciado por mitos, mas influencie as pessoas naquilo que você acredita ser a Verdade! Você verá como eu que vai valer a pena.

Fonte: Tudo Para Vegetarianos

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Alimentação, Temperança, Testemunho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s