A Reforma do Sábado

“Contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?” Neemias 13:17

Na Bíblia, está registrado de forma especial o que um homem realizou diante de muita oposição. Antes, o povo de Israel havia profanado o sábado realizando compras, vendas e transportando cargas nesse dia (Ne 13:15, 16). Porém, hoje iremos nos concentrar nos passos que ele tomou para corrigir as práticas profanas do povo de Israel no sábado.

Contendeu com os nobres de Judá (v. 17). Os senhores de Judá eram líderes, dirigentes do povo. Neemias repreendeu precisamente os líderes por permitirem e promoverem essas práticas no sábado.

Ordenou que as portas fossem fechadas e que não fossem abertas antes do término do sábado (v. 19). Neemias julgou ser necessário fechar as portas da cidade antes do início do sábado; do contrário, o povo seguiria comprando e vendendo nesse dia santo.

Colocou alguns de seus criados para vigiarem as portas (v. 19). Mesmo fechando as portas, havia o risco de que fossem abertas as portas menores para que se realizassem as vendas. Assim, Neemias enviou seus criados para que ninguém transgredisse ocultamente o sábado.

Admoestou os tírios (v. 20, 21). Os tírios eram os maiores provedores de peixes para os israelitas. Neemias admoestou os tírios, mesmo não sendo israelitas, a que não fossem mais vender peixes nas horas do sábado.

De acordo com o texto, notamos que Neemias repreendeu, ordenou, vigiou e admoestou. Que passos devemos dar para corrigir as práticas profanas cometidas no sábado? Caso seja necessário repreender alguém, devemos fazê-lo, porém, com amor e tato. Além disso, devemos tomar decisões radicais quanto a situações que representam tentações no sábado (TV, internet, jogos, etc.). Se for necessário, devemos guardar todos os equipamentos eletrônicos que nos possam servir de tentação. Os pais deveriam atuar como os vigilantes dos filhos; o marido, da mulher, e vice-versa. Por fim, se a tentação vier de terceiras partes, independentemente de nossa vontade, mesmo assim devemos admoestá-las (amigos, familiares, vizinhos, etc.), mostrando-lhes também amor e tato.

O sábado é sagrado porque ao observá-lo estamos adorando nosso Criador.

Daniel Villar Espinoza
União Peruana do Sul

Meditações do Por do Sol 2013

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Assim Diz o Senhor, Bíblia: Fonte da Verdade, Meditações, Um Bom Conselho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s