Quem foi o Profeta Isaías?

Quem foi o profeta Isaías?Um dos livros que mais gosto na Bíblia é o de Isaías. Ele escreveu com muita clareza, amor e sensibilidade. Sua linguagem poética e suas revelações trazem esperança ao coração e paz com Deus.

Imagine Jesus recebendo ensinamentos bíblicos, sentado aos pés de sua mãe e ouvindo suas explicações sobre as profecias messiânicas registradas no livro de Isaías. Que cena incrível!

Pense em quantos milhares de judeus que aceitaram a Jesus como o messias pela compreensão das profecias de Isaías. Ainda hoje, gente de todas as nações recebe a influência dos escritos inspirados do profeta para compreenderem o ministério de Cristo Jesus.

Bom, o que podemos saber sobre Isaías? Vamos lá:

1. O nome de Isaías significa: Salvação do Senhor;

2. É Isaías justamente chamado “o mais ilustre dos profetas”. Ele foi tão grande estadista como era profeta, tomando parte ativa nos negócios públicos durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias;

3. A respeito de seu pai Amoz nada se sabe (Isaías 1.1; 2.1);

4. É incerta a tradição de que Isaías foi condenado à morte por Manassés;

5. Isaías era casado, e sua mulher foi por ele apelidada de “a profetiza” (Is 8.3). Tiveram dois filhos, dos quais nada se sabe, a não ser os seus nomes simbólicos (Is 7.3; 8.3,4);

6. Deve ter exercido a sua missão de profeta durante um longo período de tempo. Calculando pelo menor tempo, passaram-se quarenta anos desde o último ano de Uzias (c. 740 a.C.; Is 6.1) até ao ano em que Jerusalém foi libertada dos ataques de Senaqueribe (701 a. C.), sendo então que o profeta desaparece da história;

7. Foram contemporâneos de Isaías os profetas Oséias e Miquéias;

8. Além do livro de Isaías, sabemos por 2Cr. 26.22 que o profeta escreveu uma narração dos “atos de Uzias”. Perdeu-se esta obra, bem como outros escritos do profeta;

9. A vida de Isaías está intimamente relacionada com as histórias de Samaria e Judá, mas principalmente com este reino, e deve ser estudada nesta relação.

É maravilhoso vemos como Deus usa qualquer pessoa que se dispõe a ser guiado pelo Espírito Santo. Isaías é um exemplo de renúncia, serviço e amor que devemos seguir.

Fonte: Alcance o Poder

Anúncios

Sobre Silvio L. Marcelino

Cristão (Adventista do Sétimo Dia). Tecnólogo em Marketing, Licenciado em História - Atualmente atua como Professor de História.
Esse post foi publicado em Bíblia: Fonte da Verdade, Nisto Cremos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s